Eu gosto de álbuns conceituais. Acho que eles possuem um atrativo a mais, além do básico de um álbum, que é a música. Na verdade, fãs de música, como nós, vão além do básico de um álbum. Quando se é fã de uma banda, nem importa ouvir primeiro o novo álbum, já vamos compra-lo, porque já sabemos que vamos gostar, mesmo que não seja bom. Nunca vi um fã do Queen criticar o Hot Space, dizer que o disco é horrível, como a critica normalmente se refere a ele. Apesar de reconhecer que é o álbum mais fraco da carreira da banda, tem bons momentos. Fãs incondicionais do Metallica também não reclamam do St Anger, exceto aqueles fãs xiitas, que reclamam de qualquer coisa feita após o ...And Justice For All.
Bom, voltando ao tópico, eu vejo 2 tipos de álbuns conceituais: o primeiro, o clássico, aquele em que todo o álbum é centrado em torno de um personagem, e as músicas contam uma única história, como capítulos de um livro. A gente tem que ler na ordem para entender, tem inicio, meio e fim, e as músicas são a narrativa desta história. É o caso do Tommy (The Who), The Wall (Pink Floyd), Operation : Mindcrime (Quuensryche), Scenes From a Memory (Dream Theater) e The Lamb Lies Down on Broadway (Gênesis). O mestre deste estilo, inegavelmente, é King Diamond, que poderia ser um diretor daqueles clássicos filmes B. Cada novo album é uma nova história de terror.
O segundo tipo de álbuns conceituais é aquele que não possui uma personagem principal, nem uma única história, mas todas as músicas são relacionadas a um tema, como o Dark Side of the Moon, que versa sobre a natureza humana, vida, tempo, trabalho, dinheiro, loucura e morte.
Um álbum que me prende a atenção é o Operation Mindcrime, do Queensryche, tópico dos comentários seguintes.
2 comentários:
Pois o Hot Space é um grande álbum. Tá tavez eu só goste dele por ser o primeiro disco de rock que comprei. Mas tem gandes músicas como "Body Language" "Calling All Girls" "Las Palabras de Amor" "Staying PAuooooooor" e "Put Out the Fire", sem falar em "Under Pressure".
Além disso e´um disco que foi um marco na música pop rock, por misturar rock com pitadas de black music. Algo que o Michael Jackson fez depois com o thriller e ganhou zilhões de dólares.
Foi o primeiro album que vc comprou ? Engraçado que eu tb lembro direitinho dos meus primeiros vinis...Meu primeiro foi o Queen - Greatest Hits, depois Led Zeppelin - Coda, Pink Floyd The Wall, Pink Floyd - The Final Cut, Kiss - Creatures of the Night e Queen Hot Space !
Destes, somente os 2 últimos que não tenho mais os vinis. Vendi pra comprar CD, anos e anos atrás...
Mas eu acho Body Language horrivel..ela e Cool Cat, eu tinha vergonha de escutar em casa...
Postar um comentário