Pesquisar este blog

sábado, junho 15, 2013

Da Série "O Retorno dos Dinossauros" - BLACK SABBATH: 13




Prólogo: há cerca de uns 4 anos, lemos noticias de que Ozzy Osbourne estava processando seus ex-colegas de banda, aquela que atendia pelo nome de BLACK SABBATH. As justificativas diziam que era necessário proteger o nome, o legado, a importância daquela banda que a história diz que inventou o Heavy Metal. Em um determinado momento, Ozzy disse que somente poderia ser usado o nome BLACK SABBATH quando 4 pessoas estivessem presentes. Ele, Tony Iommi, Gezzer Butler e Bill Ward.

Corta, ninguém mais falou nada sobre o assunto e Tony Iommi e Gezzer Butler se reuniram com Dio e Vinnie Appice e formaram o "Heaven and Hell", nome do primeiro disco da banda com Dio nos vocais. Os discos da fase Tony Martin saem de cena. No site oficial do Black Sabbath só existe referência a Era Ozzy.

Interrompe, Dio faleceu. Acabou o "Heaven and Hell" que ia fazendo sua carreira, com disco novo de estúdio, CD/DVD ao vivo, e tournê mundial (e eu tive a oportunidade de assistir).

Continua, Ozzy agora declara que Dio era um excelente cantor, se reaproxima de Tony, Geezer e Ward e anunciam a volta do BLACK SABBATH pela internet.....Mas não demorou muito e lá vem briga entre Bill Ward e seus companheiros. Mais uma vez, ninguém fala nada sobre o assunto, mas a coisa foi tão feia que o BLACK SABBATH chegou a apagar as imagens de Ward das fotos clássicas dos anos 70, no site oficial. Como se ele nunca tivesse existido.

E foi anunciado um novo disco de estúdio. E não é que saiu? Quando o Guns'n'Roses anunciou seu "disco novo", levou 12 anos pra ir para as lojas, cercado de expectativa e colhendo decepcionamentos. Já com o novo disco do BLACK SABBATH é diferente.

"13" é uma grata surpresa. Graças ao bom senso, fizeram um disco que realmente lembra o som clássico dos anos 70, as músicas chapadas, arrastadas, pesadas, medonhas, cheias de riffs...naturalmente possuem uma "pegada" atual, afinal hoje a música é mais pesada, o som ficou mais cheio, mas casa perfeitamente com a discografia da Era Ozzy, em uma sequência natural. O disco oficial possui 8 músicas e a edição deluxe possui mais 3 músicas, que estão entre as melhores do disco. Não sei porque separaram deste jeito, mas considere o CD como duplo e compre a deluxe.

Discografia oficial de estúdio:

I - Era Ozzy- e está nascendo o Heavy Metal.

1.Black Sabbath [1970]
2.Paranoid [1970]
3.Master of Reality [1971]
4.Vol.4 [1972]
5.Sabbath Bloody Sabbath [1973]
6.Sabotage [1975]
7.Technical Ecstasy [1976]
8.Never Say Die [1978] 

II - Era Dio (Ozzy sai para carreira solo, revela o guitarrista virtuoso Randy Rhoads e faz seu nome)


9.  Heaven and Hell [1980] - Dio (ex-Rainbow) nos vocais
10. Mob Rules [1981]- Sai Bill Ward, entra Vinnie Appice na bateria.


III - Ian Gillan, ex-Deep Purple, assume os vocais. Purple Sabbath.

11. Born Again [1983] - volta Bill Ward na bateria.

IV - Tony Iommi batalha sozinho...

12. Seventh Star [1986] -Glenn Hughes nos vocais. Butler e Ward fora.

V - Era Tony Martin nos vocais...o som fica mais pesado. Butler e Ward continuam fora.

13.Eternal Idol [1987]
14.Headless Cross [1989]
15.Tyr [1990]

VI - Brigas a parte e Dio volta ! 

16.Dehumanizer [1992] - com Geezer Butler e Vinnie Appice

VII - Novas desavenças, Dio parte, Tony Martin volta

17.Cross Purposes [1994] - Gezzer Butler continua.
18.Forbidden [1995] - Gezzer Butler sai novamente...

VIII - Fim da Guerra Fria...Ozzy volta. 

19."13" [2013] - Ozzy, Iommi e Butler com Brad Wilk na bateria.


Discos ao vivo que merecem menção:

1. Live at Last [1980] com a formação original, gravações de 1973 somente lançadas em 1980 pela gravadora sem permissão da banda.

2. Live Evil [1982] com Dio e Appice. Excelente disco. Oficialmente, o primeiro disco ao vivo do Black Sabbath.

3. Reunion [1988] - gravação de um show com a formação original e duas músicas novas de estúdio, "Selling My Soul" e "Psycho Man".

4. Live at Hammersmith Odeon [2007] - gravações de 1981/1982 com Dio, excelente disco ao vivo. 



















Nenhum comentário: